O sucesso de uma empresa depende de três pilares: a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Aplicar a inovação pode ser difícil no começo, porém, ela se torna uma metodologia fácil de ser realizada no dia a dia futuro da empresa.
Uma inovação que empresas visionárias estão procurando aplicar são as ações ligadas ao ESG (em português, Ambiental, Social e Governança). Essa sigla surgiu na publicação de Pacto Global em 2004 feito pelo Banco Mundial. Ambiental, Social e Governança são palavras colocadas no âmbito empresarial, e trazem a necessidade de aplicação de ações para amenizar os danos socioambientais que um negócio pode causar à sociedade.
A ideia é implantar ações que beneficiem tanto economicamente quanto socialmente, é o pensamento e fundamentação atualizada para empreender e estar de acordo com o futuro. ESG se tornou um critério importante para guiar o mercado de investimento, empresas que adotam o ESG em sua gestão, por exemplo, conseguem maior abertura de empréstimos e investimentos com bancos, além de maior aceitação do público.
Pequenas e médias empresas podem seguir o exemplo de grandes companhias e implementar algumas ações voltadas para esses Critérios.
Essas são algumas ações importantes para começar a mostrar ser uma empresa que tem preocupações socioambientais além de preocupações econômicas.
AMBIENTAL
- Adotar política de reciclagem;
- Utilização da água e energia através de métodos mais sustentáveis;
- Conscientizar colaboradores sobre desperdícios;
- Priorizar fornecedores com produtos e/ou matérias primas que utilizem fontes renováveis, reduzindo o impacto ambiental.
- Apoiar entidades que fazem trabalhos voltados para o meio ambiente;
SOCIAL
- Estruturar plano de carreira e salários justo e de acordo com o mercado;
- Oferecer benefícios de alimentação, saúde e transporte;
- Criar ou apoiar projetos sociais que tenham sinergia com seu negócio, seja pela localidade ou atuação;
- Dar oportunidade de estudo para os colaboradores;
- Capacitação interna de treinamento e conscientização sobre práticas sustentáveis;
GOVERNANÇA
- Implementar diretrizes de missão, visão e valores;
- Não se envolver em esquemas de corrupção;
- Adotar conduta com normas, legislação e valores empresariais;
- Criar um canal de reclamações para clientes e colaboradores;
- Ter em seu quadro de líderes pessoas menos representadas;
Segundo uma pesquisa da Cone Communications, 81% dos consumidores ao redor do mundo pensam que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente. Isso mostra a necessidade social em ver ações voltadas para o combate de atitudes corrosivas ao meio ambiente.
Desse modo, inserir ações pensadas através do ESG é uma estratégia econômica de se manter no mercado, tornando indissociável empreender e ter responsabilidade socioambiental.