Greenwashing: Estão querendo te enganar sobre serem sustentáveis

Empresas e consumidores precisam estar atentas quando o assunto é sustentabilidade, para não serem ludibriados por empresas, indústrias, ONGs e governos que praticam o Greenwashing.

Greenwashing é um termo em inglês, que na tradução ao pé da letra ficaria: Lavagem Verde, tipo uma lavagem de dinheiro, só que aqui, o que está sendo maquiado é a reputação da empresa, ou seja, elas estão dizendo algo que fazem ou são, quando na verdade não é bem isso.

E por que esse termo precisa de destaque? O mercado já sabe o interesse dos consumidores em adquirir produtos conscientes e responsáveis com questões socioambientais. Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Nielsen mostrou que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo, para reduzir seu impacto no meio ambiente. Essa mudança está acontecendo em nível global e lógico, que empresas querem atender essa demanda social, e aquelas que não atendem, vão dizer que se encaixam de uma forma ou outra.

A Terra Choice Environmental é uma consultoria canadense de marketing ambiental, e desenvolveu uma pesquisa que ajudou a criar uma classificação de sete categorias mais praticadas no Greenwashing. Intitulado “Os sete pecados da rotulagem ambiental”, a consultoria apresentou para o mercado e consumidores como identificar se a empresa está fazendo greenwashing através de suas embalagens e apresentações.

1) Custo ambiental camuflado: A empresa volta toda a sua atenção de marketing para um atributo ecológico do produto ou serviço, e esconde as questões negativas e que causam mais danos ambientais.

2) Falta de prova: Quando são atribuídas declarações, selos, pesquisas e certificações ambientais que não são fáceis de serem provadas.

3) Incerteza: Quando a informação do rótulo pode gerar dúvida sobre o consumidor, ser natural e ser sustentável são coisas diferentes.

4) Comunicação visual tendenciosa: Quando a embalagem do produto possui elementos visuais que fazem ligação à natureza, ecologia e sustentabilidade, mesmo a empresa não tendo a prática sustentável em suas operações.

5) Irrelevância: Quando uma empresa destaca algo que é defendido por lei, fazendo o consumidor acreditar que algo está sendo feito, quando na verdade, está sendo feito o exigido em lei.

6) Menos pior: Quando uma empresa oferece seu produto como a solução para o problema, porém, ela não mostra o real impacto que o seu produto irá proporcionar ao meio ambiente, muitas vezes, o impacto é o mesmo.

7) Inverdade: Quando uma empresa atribui para seu produto e serviço inverdades.

Os consumidores e empresas devem se atentar para essa má prática que coloca a empresa ou produto como sendo sustentável. Quando uma empresa apresentar algum selo ou certificação, busque por informações, pesquise sobre essa certificação.

A Cobra Informática é uma empresa que presa pela transparência das suas negociações e informações para os seus clientes. Nós possuímos certificações e registros que estão de acordo com as entidades do setor. Entre em nosso site e saiba mais sobre o compromisso e responsabilidade que temos com você e o meio ambiente.



Voltar