VOCÊ NÃO PRODUZ LIXO, SAIBA PORQUÊ






Seguindo o princípio da frase do físico Albert Einstein, “A informação não é conhecimento. A única fonte do conhecimento é a experiência”; a Cobra Informática se compromete em trazer para os seus leitores e clientes a informação, a fim de gerar interesse na realização e aplicação do que é apresentado e consequentemente, gerar o conhecimento de melhoria na convivência entre humanidade e natureza.

Em uma postagem no nosso instagram , intitulada “O seu Lixo não é Lixo”, nós apresentamos 4 pontos que não te ensinaram sobre o descarte de materiais, e aqui neste artigo vamos falar sobre a definição para Lixo, Resíduo e Rejeito, e como nosso entendimento nesse assunto precisa de uma atualização urgente.

DEFINIÇÕES

Uma das definições para Lixo que encontramos no dicionário é: Qualquer material sem valor ou utilidade, ou detritos oriundo de trabalhos domésticos, industriais etc. que se joga fora. E se procurarmos pela etimologia da palavra, veremos que ela vem do termo Lix em Latim, que significa “cinzas”. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define o lixo como sendo os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis.

Toda essa concepção descrita acima, foi atribuída aos descartes que fazemos de qualquer coisa, desde eletrônicos, roupas, objetos e alimentos, sejam materiais de plástico, vidro, papel, metal ou orgânico; e esse é o grande erro do pensamento, pois se é indesejável, sem valor, cinzas ou inútil, porque nós precisamos voltar nossa atenção para o Lixo? O grande segredo é: essas coisas não são Lixos. Um eletrônico quebrado, um alimento estragado, um objeto obsoleto ou fora de moda, não são lixos apenas por não serem mais úteis para você, eles são resíduos, e devem ser tratados como tal. Mas o que são resíduos?

Aquilo que não serve mais para você, pode se tornar útil para outro, matéria-prima de um novo produto ou processo, ou seja, resíduo é tudo aquilo que pode ser reutilizado e/ou reciclado e, para isto, este material precisa ser separado para receber a devida destinação. Segundo a ABNT os resíduos sólidos são aqueles que são resultados de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

Um celular descartado contém metais valiosos, um alimento estragado pode ser usado na compostagem, garrafa de plástico, copo de vidro e cadernos podem voltar a serem matérias primas. Tudo isso e muito mais, movimenta uma economia pouco explorada.

A partir da conscientização social sobre a real definição para seus descartes, novas políticas e ações serão tomadas para esse setor. Pensar, discutir e informar sobre esse setor é um ato importante de responsabilidade social que deve estar na pauta de qualquer empresa responsável e governo comprometido. Através da Lei Federal de nº12.305, de 2010, entidades e governos são obrigados a implantar ações que vão de acordo com o setor da reciclagem.

Então não temos mais descarte de lixo? O termo lixo no âmbito técnico não é utilizado, pois podendo ser de alguma forma reaproveitado ou reciclado, esse objeto passa a ser considerado resíduo, e caso não seja possível trabalhar mais o material, considera-se como rejeito.

Está na hora de mudarmos o nosso pensamento sobre os descartes.

A Cobra Informática oferece para as empresas a solução da Logística Reversa dos seus equipamentos de informática, fazendo o descarte ou reinserindo no mercado, de forma correta e adequada.

Cobra Informática, compromisso com você e o meio ambiente.



Voltar