O que o Catar está fazendo de sustentável para a Copa de 2022?

Você sabia que a Copa do Mundo é um dos maiores eventos mundiais? Pois é, grande parte da população global aguarda ansiosamente de 4 em 4 anos para o grande encontro global que reúne seleções de diversos continentes.

A sustentabilidade não poderia ficar de fora de um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, a Copa. Desde 2006 representantes da FIFA (Federação Internacional de Futebol) têm se mostrado preocupados em reduzir os danos ambientais causados pelas reformas e construções de estádios.

Durante a Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, após o jogo entre Japão e Costa do Marfim torcedores da seleção japonesa realizam um gesto sustentável nada comum, porém de grande importância para conscientizar a população.

É normal vermos os estádios cheios de lixo logo após o termino das partidas, com isso, alguns desses torcedores foram vistos recolhendo lixos dispersados na Arena Pernambuco. A limpeza está profundamente enraizada na cultura japonesa, porque para eles "Nós sujamos, nós limpamos”.

Além de promover o melhor futebol possível, a FIFA pois como desafio trazer para a Copa de 2022 uma edição mais sustentável, trazendo uma neutralidade em carbono, estádios criados a partir de materiais reciclados, além do fato de serem eficientes em água e energia.

A construção sustentável do estádio do Catar atende pelo menos 55% de materiais vindos de fontes sustentáveis, além de 28% de materiais de construção com conteúdo reciclado, tanto na fase de construção quanto durante a utilização.

Os estádios possuem ainda, sensores de dióxido de carbono para espaços de alta densidade de ocupantes para garantir ventilação e qualidade do ar interno.

Com isso, espera-se que com essas inovações sustentáveis e tecnológicas fiquem de exemplo para as próximas edições, assim deixando o espetáculo mais confortável para todos os presentes, além de contribuir com a preservação meio ambiente global.



Voltar