Pilhas e baterias são consideradas E-lixos?

Eletroeletrônicos são equipamentos que funcionam com eletricidade, inclusive pilhas e baterias, que fazem parte de outro tipo de resíduos, ou seja, são produtos que por mais que estejam ligados a tecnologia não tem nenhuma proximidade com e-lixos.

Esses produtos são dispositivos em que transformam energia química em elétrica. Elas podem ser divididas em primárias (não recarregáveis) e secundárias (recarregáveis).

Em relação ao processo de reciclagem de pilhas e baterias elas são submetidas a um processo de reação química em que são recuperadas substâncias com grande utilidade para a produção de matéria-prima.

As pilhas e baterias são produtos feitos a partir de algumas matérias que se forem descartadas incorretamente são prejudiciais a saúde, como: o chumbo, carbono, ferro e cádmio.

Os componentes químicos, quando descartados e manuseados incorretamente, são prejudiciais ao meio ambiente porque podem contaminar o solo e os cursos d'água.

O descarte desses produtos, caso seja de forma incorreta pode ocorrer vazamento de líquidos tóxicos, por isso é recomendado que o descarte correto seja entregue às lojas que comercializam esses produtos ou aos fabricantes.



Voltar