Entenda qual o impacto do E-lixo para o meio ambiente


Antes de dizer o porquê do descarte correto do e-lixo ser importante para o meio ambiente, vamos explicar o que significa esse termo usado para reciclagem de lixos eletrônicos. Popularmente dizendo, qualquer aparelho elétro-eletrônico que esteja em desuso, ou porque está quebrado ou antigo, é um resíduo para ser descartado e reciclado.

É muito importante entender que elementos que estão nos eletroeletrônicos são tóxicos, sendo assim bastante prejudicial para o meio ambiente. Esses lixos são uma fonte de recursos para que sejam reutilizados na criação de novos produtos.

Se o resíduo eletroeletrônico ou o produto fora de uso for classificado como perigoso, existe um problema que é toda a burocracia ambiental que vem por trás desse processo.



A porcentagem de equipamentos que são reciclados no Brasil é muito baixa, isso se dá porque o processo de reciclagem é caro e complexo. Para cada tipo de aparelho há centenas de componentes, além de uma infinidade de materiais, é uma mistura de plásticos, rolamentos, processadores, memória, placas de circuitos com metais.

Depois de descartados corretamente, os eletroeletrônicos seguem para empresas que cuidam da logística reversa, que significa a volta dos aparelhos inutilizados para indústrias de transformação onde fazem com que o material se torne matéria-prima novamente.

Assim, vemos que se cada um fizer a sua parte, a gente pode melhorar o mundo.



Voltar