OS 3 PILARES DA SUSTENTABILIDADE

O termo desenvolvimento sustentável é definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Atualmente, essa ideia é dividida em 3 pilares principais: Social, Econômico e Ambiental.

Para se desenvolver de forma sustentável uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares interajam entre si de uma maneira harmoniosa.

SOCIAL
Trata-se de todo o capital humano que está direta ou indiretamente relacionado a atividades desenvolvidas por uma empresa, isso inclui além dos seus funcionários, públicos-alvo, fornecedores e a comunidade em geral.

Desenvolver ações socialmente sustentável deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalhos legítimos e saudáveis além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo.



ECONÔMICO
Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou, serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado.

Com o objetivo de ter sucesso no pilar econômico, a gestão deve estar alinhada com os interesses tanto dos sócios, quanto dos stakeholders como um todo.

No pilar econômico é mais do que apenas garantir que o negócio tenha benefícios, e sim, que ele seja governado de maneira adequada, sempre preservando os demais pilares da sustentabilidade.



AMBIENTAL
O desenvolvimento sustentável ambiental, se refere a todas condutas que possuem direta ou indiretamente algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazo. Esse pilar busca minimizar os impactos ambientais causados pela produção industrial.

Dos 3 pilares, o ambiental costuma receber mais atenção das empresas, pois visa reduzir as emissões de carbono, o uso da água, e os efeitos gerais sobre o meio ambiente.

Desta forma, é importante ressaltar que a sustentabilidade precisa de planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados, pois os três pilares devem estar alinhados com os objetivos da empresa.

Se uma ação é apenas voltada para questões Econômicas e esquece os pilares Ambiental e Social, ela não é sustentável, isso serve para qualquer formação. Em resumo, uma ação, projeto e ideia para ser sustentável, precisa ter os três pilares bem estruturados.



Voltar