Para que serve a virtualização de servidores?

A virtualização de servidores é uma tecnologia de software usada para ocultar recursos do servidor dos respectivos usuários. Isso pode incluir o número e a identidade de sistemas operacionais, processadores e servidores físicos individuais.

Hoje, temos vários tipos de virtualização sendo a primeira e mais conhecida a de servidor, que nada mais é do que a técnica de ramificar um mesmo servidor, para diferentes usuários e finalidades, permitindo melhor utilização do hardware, desta forma acaba sendo comum obter servidores compartilhados.

Uma das grandes definições da virtualização de servidores é o processo de dividir um servidor físico em vários servidores virtuais únicos por meio de um aplicativo de software, onde cada servidor virtual pode executar seus próprios sistemas operacionais de forma independente.

Com esse processo de virtualização destaca-se diversos benefícios, entre eles: maior disponibilidade do servidor, melhor desempenho dos aplicativos, além dos baixos custos operacionais.

Virtualização de perfil permite que os usuários tenham documentos e perfis centralizados no servidor, o que facilita a movimentação dos usuários para novas estações.



Voltar