O que é TI Verde?

A denominação T.I Verde ou tecnologia da informação verde tem sido utilizada pelo setor de tecnologia para integrar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, ou seja, é uma união dos conceitos de T.I com a sustentabilidade econômica e ecológica.

A T.I verde é um grupo de ações que tornam o método de produção de equipamentos menos prejudicial ao meio ambiente, reunindo estratégias com o objetivo de otimizar o seu uso, ou seja, são planos para preservar o meio ambiente.

A prática tem como principal finalidade a redução do consumo de energia. Apesar de serem um dos maiores problemas, a busca por soluções já obteve resultados significativos como por exemplo a virtualização de servidores. Um dos objetivos é produzir produtos que consumam menos energia, evitar a utilização de metais pesados e o uso de componentes químicos e tóxicos, além de aumentar a quantidade de materiais recicláveis na fabricação dos produtos.

Na estratégia é realizada uma auditoria na infraestrutura de T.I, essa comparação com as novas tecnologias servirá como base para se optar o remanejamento de recursos. Embora o motivo principal seja em relação ao custo benefício à diminuição de geração de CO₂, é importante que o descarte seja em locais apropriados.

A adoção da prática produz muitos benefícios com melhor aproveitamento de recursos computacionais, diminuição do consumo de energia e as emissões de carbono na atmosfera.

Com isso, adotar uma T.I Verde vai além de desligar monitores, e apagar as luzes quando sair de algum lugar, podendo resultar em benefícios muito além de uma “boa imagem” para sua empresa. A gestão sustentável de TI é uma estratégia para atingir os melhores resultados de negócio.

A sustentabilidade dentro do setor de informática não fica apenas nas etapas de fabricação e uso dos equipamentos. Ela também deve estar presente na hora do descarte correto e substituição dos mesmos, como por exemplo fazer a logística reversa prevista na PNRS Nº12.305. Nós da Cobra informática estamos há mais de 30 anos no mercado, ajudando na preservação do meio ambiente através da sustentabilidade. Já realizamos para mais de 4mil empresas a logística reversa para mais de 2 milhões de equipamentos.



Voltar