3 perigos dos lixos eletrônicos

Nos últimos anos a quantidade de e-lixos produzidos no mundo vem crescendo de forma alarmante. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, mais de 55 milhões de toneladas desses lixos são gerados todo ano, sem ao menos serem feitos o descarte correto dos produtos.

Em 2014, em um estudo realizado pela Universidade de Gana, cerca de 5,8kg de lixos eletrônicos eram produzidos por pessoa no mundo, já em dados mais atualizados como em 2019 esse número subiu para 7,3kg anuais.

Para compreender melhor os fatores que acarretam esse descarte incorreto, listamos 3 perigos dos lixos eletrônicos.

1 - Poluição do ar
Durante as produções de eletrônicos, as demandas de peças compostas por uma alta quantidade de carbono e outras substancias, que quando queimadas ou descartadas de forma incorreta emitem gases tóxicos, assim, poluindo o ar da sua região.

2 - Poluição das águas
Através do descarte incorreto de dispositivos eletrônicos, pode acarretar problemas com os rios, lagos e mares, assim, contaminando os animais e as populações que habitam nessas regiões. O alto número de pessoas realizando esses descartes de forma errada, acabam prejudicando a saúde das pessoas e a biodiversidade.

3 - Gerar doenças nas pessoas
Um dos principais riscos do lixo eletrônico é a grande liberação de gases e metais tóxicos que são gerados através do descarte incorreto. Isso impacta tanto que em pessoas que possuem doenças como bronquite, rinite, cânceres, podem ser mais afetadas principalmente pela contaminação por mercúrio e níquel.

Um setor bastante afetado por essas inconsequências realizadas pela sociedade são os trabalhadores do ramo de coleta de lixo, estando mais expostos ao matérias.

Para evitar o acumulo dos lixos eletrônicos, é necessário que a sociedade mantenha uma relação sustentável com o seu aparelho, tendo em mente quando é necessário realizar o descarte e se o produto será destinado para o local correto.



Voltar