O impacto da bitcoin nos Data Centers

O mundo está cada vez mais tecnológico, e essa revolução está mudando o cenário financeiro das moedas digitais. A primeira criptomoeda a ser aderida no mercado é a “Bitcoin”, que usa de um sistema de dinheiro eletrônico, apenas existindo na internet apesar de serem reais.

As atividades da Bitcoin requerem cada vez mais eletricidade e poder de computação, fazendo a sobrecarga dos Data Centers.

A Bitcoin requer de equipamentos altamente especializados. Para executar uma operação de mineração é necessário ter um hardware de alto desempenho. Como a mineração dessa criptomoeda é uma atividade intensa, a necessidade de energia elétrica e computação aumenta gradativamente.

O mercado dos data centers deve registrar um crescimento, cerca de 9% entre os anos de 2020 à 2025 as operações de mineração das criptomoedas irão aumentar. Com esse crescimento novos data centers serão colocados no mercado, e isso causará um impacto nas fontes alternativas de refrigeração e energia.

Hoje em dia os datas centers que suportam a mineração do Bitcoin, varia na faixa de 1 megawatt à 5 megawatts, fazendo com que seus equipamentos exijam grandes quantidades de energia a todo momento.

Devido ao alto consumo de energia durante as operações demandadas pela mineração das criptomoedas, os fornecedores de data centers do mundo precisam se reinventar para buscar fontes alternativas de energia para colaborar na redução de sobrecarga.



Voltar