OS REFLEXOS DA LGPD NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

A LGPD tem como objetivo principal estabelecer um marco regulatório para o tratamento de dados no Brasil, e com essa lei as empresas terão de se adequar às novas medidas de segurança para o tratamento de dados de clientes, colaboradores e de seus fornecedores.

Nós estamos vivendo a cada dia que passa em um mundo tecnológico, a inteligência artificial está cada vez mais presente em nossa rotina, fazendo com que os dados ganhem um valor econômico gigante. Os dados pessoais não são apenas uma questão de privacidade e sim de poder, sendo o principal insumo da economia globalizada que é baseada em dados e tecnologia.

A LGPD se aplica a todos os dados pertencentes ao titular, trazendo uma proteção dos cuidados do dever de segurança daquelas pessoas que detém os dados de outras pessoas.

É muito importante que as empresas se adequem a LGPD, principalmente nas relações de trabalho, isso se dá porque o empregador detém uma infinidade de dados do empregado, desde a fase de contato até o pós-contratual.

A empresa que for contratar o prestador de serviço terá acesso aos diversos dados do funcionário, seja informações que podem identificar o mesmo como um indivíduo, como os dados que relatam sobre questões étnicas e raciais. Quando o trabalhador se desvincula da companhia, ele tem o total direito de pedir a exclusão de todas as suas informações do banco de dados.

Fato é que, se as empresas não se moldarem na aplicação da lei geral de proteção de dados, elas vão perder competitividade no mercado, já as companhias que seguirem a lei, além de agregar valor à sua marca, vão possuir uma maior transparência na gestão e controle das informações.

Quanto mais dados uma empresa possuir, maior é o poder e as responsabilidades sobre esses dados, por isso é importante a contratação de empresas e pessoas qualificadas a fim de verificar se essas organizações estão cumprindo com a LGPD.



Voltar