Comemorando os 20 anos de computação confiável

Há 20 anos, o magnata da computação Bill Gates, já se preocupava com a segurança digital ao lançar um dos mais importantes programas da história da computação, o programa Computação Confiável (Trustworthy Computing).

Esse termo, dizia sobre estratégias fundamentais para a integração de serviços de internet como ".NET" da companhia, que buscava a inclusão de serviços de internet, já que especialistas de seguranças denunciavam a Microsoft de vulnerabilidade na proteção de informações através de plataformas da empresa. Ao compartilhar o e-mail para todos os funcionários sobre essa nova estratégia, Gates afirmou "A Computação Confiável é uma computação disponível, confiável e segura, assim como a eletricidade ou os serviços de água e telefonia".

Com o fato de ter assumido está estratégia a Microsoft tem sido a empresa que mais tem evoluído no meio da Computação Confiável, desenvolvendo projetos que propõem sistemas operacionais baseados no TPM, que é um processador de criptografia seguro projetado para executar operações criptográficas.

Segundo o empresário Bill Gates, "Se não fizermos isso, as pessoas simplesmente não vão querer, ou poder, tirar vantagem de todos os outros grandes trabalhos que desenvolvemos. A Computação Confiável é a mais alta prioridade de todo o trabalho que estamos fazendo".

Com o tempo, muitas coisas foram sendo aplicadas como; a proteção das plataformas Windows, a criação da nuvem e adequação de toda empresa diante a lei LGPD.

Depois de 20 após o envio do recado de Gates a seus funcionários sobre a mudança de estratégia, a empresa Microsoft vem melhorando constantemente a segurança à que as ameaças evoluem, o mundo está muito mais seguro hoje do que há 20 anos.

Decorrente ao que houve há 20 anos, foi estabelecido um novo impulso a partir das expectativas estabelecidas desde o momento do aviso de Gates aos seus funcionários. Soluções como a Tecnologia de Proteção para Controle de Fluxo foram desenvolvidas pela Microsoft em conjunto com a Intel, permitindo o bloqueio de informações que exploram as permissões dadas por hardware a aplicativos certificados para invadir o sistema.

Para Gates,” Atualmente a Computação Confiável é a maior prioridade para todo o trabalho que estamos fazendo. Temos de levar a indústria para um novo nível de confiabilidade na computação”. Agora em 2022, completa-se 20 anos desde que o memorando criado por Gates foi estabelecido, com diversas mudanças nos focos da segurança de computadores, além da criação de novos hardwares que permitem mais proteção tanto para os usuários quanto para a empresa Microsoft.



Voltar