A reciclagem
dos metais

Nos dias de hoje, o metal tem sido um elemento essencial para a transformação de minério para uso em diversos materiais. Importante ressaltar que no processo de reciclagem dos metais há uma redução de 80% de impacto no meio ambiente, com isso, além de ser sustentável na natureza também contribui como fonte de renda para muitas famílias.

Os metais são um dos elementos mais utilizados em nosso dia a dia, seja em embalagens, fios, produtos metálicos, entre outros. O metal reciclado tem todas as características de um metal comum, podendo ser requalificado sem perder as suas qualidades. Atualmente, existem diversos tipos de metais como; mercúrio, sódio, ferro, cobre, ouro, prata e chumbo.

A reciclagem do metal é considerada o processo secundário de conquista do minério, com isso uma das maiores vantagens do reaproveitamento deste elemento é a economia de energia.

O processo de reciclagem desse elemento consiste em 6 etapas; coleta (produtos sendo levados para coletas seletivas ou postos de entrega voluntária), separação (processo de separar os resíduos que tem potencial para reciclagem), processamento (feita a trituração para diminuir o volume do material ou serem derretidos usando menos energia), fusão (procedimento onde a sucata é derretida), purificação (faz com que o produto final seja de alta qualidade) e solidificação (moldagem dos metais).

A separação e coleta de materiais já representa um grande benefício quando falamos em reciclagem, fato é que existem alguns benefícios na realização da reciclagem de metais. Dentre os benefícios estão; processar os materiais para que possam ter utilidade novamente para as pessoas ou mesmo para a indústria, a redução da atividade mineradora, pois ela causa impactos irreversíveis ao meio ambiente, evita que todos esses materiais fiquem na natureza, degradando o solo e a biodiversidade, as atividades relacionadas a coleta de material reciclável podem gerar diversas oportunidades de emprego, além da economia de energia.

A reciclagem desses elementos e o desenvolvimento sustentável estão aumentando em todo o mundo, como forma de contribuir com o meio ambiente a empresa Cobra Informática auxilia no processo de descaracterização e descarte dos HDs, que é um dispositivo de armazenamento de dados eletromecânico que contêm discos de metais recobertos por um material magnético.

A Cobra Informática realiza todo o trabalho de coleta desses HDs, descaracterizando-o deixando todos dados permanentemente apagados, e logo reciclando, pois, fato é que esses produtos poderão se tornar matéria prima novamente.

Em casos de descarte incorreto de metais é capaz de atingir cerca de 500 anos parasse decompor, assim trazendo mais prejuízos ao meio ambiente. Com isso, é importante prestar atenção onde está descartando o seu material para que contribua com a saúde do próximo, e da natureza.



Voltar