Brasil sofre mais de 16 bi de tentativas de ataques cibernéticos em 2021


Você sabia que o Brasil sofreu mais de 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2021? Pois é, essa informação foi dada pela Fortinet, uma empresa especializada em soluções de segurança digital, e esse número de tentativas de ataques manteve uma trajetória de alta no decorrer do ano no país.

E se você se acha blindado e inalcançável, tenho uma notícia ruim para te dar, você não é, para ter uma perspectiva, em janeiro de 2021 o Brasil sofreu um megavazamento de dados, aparentemente 220 milhões de pessoas estavam listadas no banco de dados que foi exposto na internet, dentro das informações dessa lista estava o nome completo, CPF, data de nascimento, 104 milhões de placas de veículos com número de chassi, e dados sensíveis de 40 milhões de empresas, tais como CNPJ e razão social.

Ou seja, com plena certeza, os seus dados foram expostos para que Hackers pudessem utilizá-los como bem entender. Esses ataques foram mais intensos no último ano devido a expansão dos modelos híbridos de trabalho e ensino, onde quase toda função ou curso, migraram para plataformas digitais, isso representa uma grande oportunidade para os criminosos.

E como podemos nos proteger?

Não importa se você é empresa ou usuário, você um dia sofrerá novamente mais um ataque de hacker, então o que precisamos fazer é estar preparado e prestar muita atenção para não cair em golpes e vírus.

Sempre use duplos fatores de autenticação para tudo. Não clique em links duvidosos. Crie senhas com letras, números e caracteres especiais, e o mais importante, senhas diferentes para cada tipo de plataforma que você conectar. Use antivírus no celular e no computador. Outra maneira de estar protegido é atualizar de 6 em 6 meses as senhas dos seus acessos principais, como o e-mail, pois esse é o cofre que os hackers mais querem o acesso, pois depois de terem acesso ao seu e-mail, eles conseguirão mudar as senhas de todas as outras redes que são logadas através desse e-mail.

Para as empresas, as medidas de proteção devem ser prioridades, pois um ataque hacker pode tirar você do mercado. Então, invista em softwares de qualidade e referência no mercado, que te ofereçam segurança e tranquilidade. Use de criptografias, VPN, Firewall, certificado SSL, servidores dedicados e armazenamento em nuvens.



Voltar