CONHEÇA OS 10 MAIORES DATA CENTERS DO MUNDO





Um Data Center é toda a infraestrutura física que hospeda aplicativos e sites que estão on-line e também armazena informações, as tão faladas “nuvens”. Com um papel fundamental no mundo atual, essas instalações precisam de tecnologia de ponta e sempre estarem funcionando para atender o planeta em seus diferentes horários e necessidades.

De acordo com relatórios da empresa Global Data, em 2030, a receita de Data Centers chegará a 948 bilhões de dólares, ante os 466 bilhões que foram faturados em 2020. Esse crescimento é colocado diante da necessidade do mercado em armazenar e oferecer dados para seus usuários, tanto empresas como clientes, o que acarretará na construção de enormes centros de dados em hiperescala.

Em nosso instagram nós trouxemos os 10 maiores Data Centers listados pelo site Analytics India Magazine, e nesse artigo, você pode conferir algumas curiosidades de cada um desses Data Centers.

10º LUGAR - YOTTA NM1
Com sua localização em Panvel, na Índia, esse Data Center possui uma estrutura de 76 mil m². Ele se divide dentro de cinco edifícios e possui 7mil racks. Em setembro de 2021, a principal organização independente de consultoria e certificação de Data Center, o Uptime Institute, entregou o primeiro prêmio de instalação construída TIER IV da Índia para o Yotta NM1.



9º LUGAR - QTS: ATLANTA METRO
Com sua localização em Atlanta, nos Estados Unidos, esse Data Center possui uma estrutura de 92 mil m². O local está atualmente na terceira fase de uma expansão de vários anos, que mais do que dobrará seu tamanho. Ele possui 46 geradores e oferece para seus clientes uma plataforma de serviço digitalizada do setor, que ajuda no gerenciamento e otimização dos seus espaços dentro do Data Center.



8º LUGAR - UTAH DATA CENTRE
Com sua localização em Utah, nos Estados Unidos, esse Data Center possui uma área de 93 mil m². Esse é o 1º DC da Intelligence Community Comprehensive National Cyber-security Initiative (IC CNCI), essa iniciativa foi estabelecida pelo presidente George W. Bush em 2008, e ela é responsável em descrever as metas de segurança cibernética dos EUA em várias agências, incluindo o Departamento de Segurança Interna, o Escritório de Gestão e Orçamento e a Agência de Segurança Nacional. Esse DC foi projetado para apoiar os esforços da Comunidade de Inteligência para monitorar, fortalecer e proteger a nação norte-americana.



7º LUGAR - CWL1
Com sua localização em Western, no Reino Unido, esse DC possui uma área de 130 mil m². Os padrões desse DC é TIER III. Os seus serviços oferecidos são de hospedagem em nuvem, Data halls privados ou soluções de Colocation. O CWL1 é responsável por abrigar e gerenciar informações de grandes empresas mundiais, como por exemplo a IBM, que é uma empresa dos EUA voltada para a área de informática.



6º LUGAR - DUPONT FABROS TECHNOLOGY
Esse DC está localizado na cidade de Virgínia, nos Estados Unidos, e está instalado numa área de 148 mil m². Ele possui vários DC neutros para operadoras e são 28 salas de computadores que fornecem serviços de colocation e peering, cada sala pode conter cerca de 380 gabinetes de servidores.



5º LUGAR - SWITCH SUPERNAP
Localizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, esse DC possui uma área de 325 mil m². Os serviços oferecidos por esse DC são o de Colocation, telecomunicações, serviços em nuvem e ecossistemas de conteúdo. Eles hospedam mais de 100 corporações, dentro delas, estão: Ebay; Amazon; Marvel; Intel; Cisco; PlayStation; Hulu; Warner Bros. Pictures; Fox Entertainment Group; Dolby; XBOX One; SalesForce; Tesla; Samsung e GAP.



4º LUGAR - RANGE INTERNATIONAL INFORMATION GROUP
Com uma área de 585 mil m² esse DC está localizado na cidade de Langfang, na China. É um super DC de 4ª geração e provedor de computação em nuvem que oferece infraestrutura de classe mundial para as empresas. Com um investimento de 1 bilhão de dólares, a Range concluiu esse DC em 2016. A instalação promove o crescimento econômico e serve como um centro de TI para a região, para atender à crescente demanda por computação em nuvem e dispositivos móveis.



3º LUGAR - THE CITADEL CAMPUS
Está localizado na cidade de Tahow Reno, nos Estados Unidos, e possui uma área de 669 mil m². Esse DC também é desenvolvido e operado pela Switch, mesma empresa do 5º colocado.



2º LUGAR - CHINA MOBILE
Localizado na cidade de Hong Kong, na China, esse Data Center possui uma área de 715 mil m². Esse DC é o principal responsável pelas operações dos negócios internacionais da China Mobile International Limited (CMI). Atualmente a empresa tem mais de 70 recursos de cabos terrestres e submarinos em todo o mundo, com uma largura de banda de transmissão internacional total de mais de 90T.



1º LUGAR - CHINA TELECOM
Está localizado também em Hong Kong, na China, e possui 994 mil m². É o maior DC listado pelo site Analytics India Magazine. Esse DC oferece um pacote completo de ponta a ponta de soluções de rede de TI personalizadas até armazenamento em nuvem. Atualmente, a China Telecom possui mais de 280 data centers operando em todo o mundo.


Esses foram os 10 maiores data centers do mundo, listados pelo site Analytics India Magazine.



Voltar