CUIDADOS BÁSICOS AO OFERECER INTERNET EM SEU ESTABELECIMENTO





Oferecer internet para seus clientes durante o período que ele está dentro do estabelecimento é algo que se tornou básico. Quem nunca chegou em um estabelecimento e perguntou a senha do Wi-Fi? E se você acha que basta separar uma rede de Wi-fi pelo roteador e colar a senha e o acesso na entrada do estabelecimento, você está correndo sérios riscos de segurança.

Nesse artigo, trouxemos para você alguns cuidados ao oferecer internet para seus clientes dentro do seu estabelecimento. São cuidados básicos mas muito importantes.

O primeiro cuidado que o proprietário de um estabelecimento precisa tomar é sobre a responsabilidade civil, que está relacionado ao conceito de não prejudicar o outro. E como isso se aplica ao oferecer internet para seus clientes?

Por exemplo, você é proprietário e oferece um recurso (wi-fi), quando o recurso oferecido possui um dono, e esse recurso é usado para causar danos a terceiros, quem responde é o proprietário do recurso com direito de regresso contra o usuário. Ou seja, você é uma testemunha do terceiro que utilizou do seu serviço para cometer o crime. E como eu me asseguro?

Para comprovar que você apenas ofereceu um serviço, você precisa se assegurar em ter algumas informações dos seus clientes ao usar sua rede de Wi-fi, por exemplo, solicitar um breve cadastro, com nome, algum documento, e-mail ou rede social, algo que você consiga rastrear o usuário que utilizou a rede. Além desse cadastro, recomendamos você fazer um termo de utilização daquela rede, algo que seu cliente precise concordar e assinar digitalmente, algo que fale as diretrizes ao utilizar o serviço e que você não se responsabiliza pelas ações do usuário.

O segundo cuidado é oferecer aos clientes uma rede de internet que não seja a mesma usada pelo sistema operacional da empresa. Esse cuidado além de ser básico é muito importante para a segurança das informações que o seu sistema interno possui, pois caso o cliente possua algum vírus em seu celular, ou a intenção de roubar informações do seu sistema, ele conseguirá através da invasão pela rede de wi-fi.

Ter em mente a importância e responsabilidade ao oferecer um serviço ou produto para seus clientes faz dos empreendedores, pessoas responsáveis por trás de negócios bem sucedidos.



Voltar