REEE: DEFINIÇÃO
E CLASSIFICAÇÃO







Você já viu essa sigla REEE e não sabia o que isso significava? Bom, hoje nós vamos te explicar o que são os REEE e quais suas classificações.

REEE é a sigla para Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos, ou seja, são equipamentos que não são mais utilizados e estão obsoletos em nossas casas, empresas e aterros sanitários. Quem não possui em casa um equipamento elétrico ou eletrônico que não utiliza mais? ou uma caixa cheia de cabos e fios de aparelhos antigos, que às vezes guardamos para reutilizá-los ou porque apenas não sabemos onde descartar.

Assim como os descartes de orgânicos, vidros, metais, papel e plásticos possuem lixeiras separadas para a coleta seletiva, os REEE também possuem categorização, e é o que você vai acompanhar agora.



LINHA VERDE: Nessa categoria estão os equipamentos mais digitais, aqueles que são associados a tecnologia da informação e possuem atualização contínua. Eles possuem uma vida útil curta, em média de 2 a 5 anos, são equipamentos pequenos que podem chegar até 30kg. Seus materiais principais são metais e plásticos e possui uma grande quantidade de componentes.

LINHA MARROM: Para essa categoria estão mais atrelados os equipamentos de comunicação tradicional. Nessa linha, a vida útil dos produtos são médias, que vão de 5 a 13 anos, são equipamentos de porte médio que pesam entre 1 kg e 35 kg. Em sua composição, a maior parte é feita com plásticos e vidros.

LINHA BRANCA: Esses são os conhecidos equipamentos eletrodomésticos, que temos em nossas casas, eles possuem vida útil longa, que podem ir de 10 a 15 anos. São de grande porte e pesam entre 30 kg e 70 kg. Sua diversidade de componentes é menor que as categorias anteriores, e sua formação é feita na maior parte de metais.

LINHA AZUL: Aqui estão os eletroportáteis, que possuem uma vida útil longa também, que podem ir de 10 a 12 anos. Seu porte é pequeno, podendo chegar até a 5 kg, e em maior parte da sua composição, eles são feitos de plásticos.

Entender a classificação de cada equipamento faz com que a população comece a criar uma identidade maior sobre o descarte adequado de seus REEE. Muitos desses equipamentos só precisam de reparos, mas a dificuldade do mercado em atender essa demanda é grande.

Com as novas legislações, acordos e determinações que estão sendo feitas e das que já estão em vigência, a conscientização sobre o descarte correto de equipamentos elétricos eletrônicos deve ser ainda maior, pois esses equipamentos possuem materiais valiosos e também perigosos para o meio ambiente, como mercúrio, chumbo entre outros, que não podem ser descartados em aterros ou de forma irregular, correndo o risco de poluição de terras e rios.

Gostou dessa informação e quer saber mais sobre o setor de descarte adequado de equipamentos de informática? Acompanhe as redes sociais da Cobra Informática e fique por dentro do setor de ITAD.



Voltar