WEEE MAN - UMA ESCULTURA GIGANTE PARA UMA CAUSA AINDA MAIOR







Uma enorme figura robótica de sete metros de altura, feita de sucata de equipamentos elétricos e eletrônicos, e que pesa 3,3 toneladas. Esse é o WEEE Man, e foi criado por Paul Bonomini, para representar a quantidade média de produtos eletrônicos que uma casa pode gerar durante a existência dos seus moradores.

A preocupação sobre o acúmulo e o crescente número do descarte de equipamentos elétricos e eletrônicos são pautas nos diversos países ao redor do mundo. Esse projeto surgiu na Inglaterra, e seu maior intuito foi conscientizar a população, governos, designers e empresas sobre a importância do consumo consciente.

Questões como a economia circular, equipamentos mais duradouros, reformulação da forma de empreender, transformando a comercialização de produtos em oferecimento de serviços entre muitos outros temas são abordados quando o assunto envolve o WEEE Man.

Os principais objetivos do projeto WEEE Man são transformar a percepção pública de resíduos de “longe da vista, longe da mente” para visível, instigante e mudança de comportamento; Encorajar o público, varejistas e fabricantes a pensarem cuidadosamente sobre a redução de resíduos; Elevar o perfil da indústria de reciclagem; Educar as pessoas sobre a escolha ética do consumidor e gestão sustentável de recursos; Aumentar o apoio entre designers e fabricantes para designs ecológicos.

A palavra WEEE é uma sigla para as palavras Waste Eletrical and Electronic Equipment, o que no português seria, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Esse projeto foi desenvolvido em colaboração entre a Canon Europe e a RSA, que é uma sociedade de artes, manufaturas e comércio.

Estima-se que um cidadão em idade média consuma mais de 1 milhão de toneladas de REEE em sua vida. Os equipamentos que compõem a grande estrutura robótica são como máquinas de lavar, TVs, microondas, aspiradores de pó, telefones celulares, computadores, mouses, fogão elétrico entre muitos outros. Como mostra a tabela:

Desde janeiro de 2006, os fabricantes e varejistas da União Europeia devem se responsabilizar pela reciclagem desses produtos, sob a legislação da chamada Diretiva WEEE. Aqueles que não se enquadram nas diretrizes não podem comercializar seus produtos dentro dos países da UE.

O WEEE Man fez muito sucesso em Londres, e agora é uma das atrações do Eden Project em Cornualha, no Reino Unido. E em exposição ele segue aumentando a consciência em mudar os comportamentos de consumo, e valorizando a reciclagem, a reutilização, reforma e fabricação sustentável.

Quer saber mais sobre o projeto? Acesse o site da iniciativa: www.weeeman.org



foto
foto
foto
foto
foto
foto
foto
foto
foto
foto
foto



Voltar

Descarte adequado de ativos de informática, conte com a Cobra.