CONHEÇA O PACTO GLOBAL ENTRE ORGANIZAÇÕES
E SOCIEDADE






Com a finalidade de alinhar as estratégias e operações das empresas, o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, lançou em 2000 o Pacto Global, esse Pacto é composto por 10 princípios universais que abrangem as seguintes áreas: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Hoje em dia, essa iniciativa é a maior ação corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre organizações e empresas, que estão distribuídas em 160 países.

Os 10 princípios do Pacto Global são:

Direitos Humanos
1 - As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

2 - Assegurar-se de sua não participação em violação destes direitos;

Trabalho
3 - As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4 - A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5 - A abolição efetiva do trabalho infantil;

6 - Eliminar a discriminação no emprego;

Direitos Humanos
7 - As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8 - Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;

9 - Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;

Anticorrupção
10 - As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Estes 10 princípios não são instrumentos regulatórios, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. Eles são diretrizes voluntárias para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. Os participantes do Pacto Global estão automaticamente assumindo a responsabilidade de se enquadrarem em ações que vão de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao ser uma empresa participante do Pacto Global os benefícios vão desde Vantagem Competitiva no mercado, pois empresas com foco em melhoria social e visão ambiental ganham espaço com investidores e também com os consumidores; Conhecimento, pois as empresas participantes têm livre acesso aos cursos da plataforma de formação da ONU sobre os ODS; Desenvolvimento de Projetos, pois o Pacto Global conduz atividades e projetos no Brasil por meio dos seus grupos e comissões; Ampliação da Rede de Contatos, pois as empresas podem participar de eventos nacionais e internacionais promovidos pela iniciativa e por outras agências e programas da ONU.

A implementação desses 10 princípios é um compromisso que a empresa assume com a organização, de implantar eles em suas estratégias de negócios e operações diárias. Além do compromisso, a empresa precisa tornar público e transparente suas ações, através da publicação de relatórios periódicos sobre os progressos realizados em relação aos ODS. Caso a empresa não cumpra com o prazo da entrega dos relatórios, o participante poderá ser expulso do Pacto Global.



Voltar