O METAVERSO
QUE NOS
AGUARDA







A ficção científica está cada vez mais próxima da realidade. Se você já teve o contato com algum desses conteúdos culturais: Black Mirror (Série), Neuromancer (Livro), Jogador nº1 (Filme), Matrix (Filme), Second Life (Jogo) entre muitos outros que abordam de um futuro distópico e tecnológico, você vai se lembrar das possibilidades que são criadas quando a imersão nos mundos virtuais se tornam realistas e necessárias para a interação social e profissional.

E por que viver em um mundo virtual está sendo tão comentado? Em outubro de 2021 a empresa Facebook mudou seu nome para Meta, isso foi para dar um novo posicionamento para a empresa, diante das acusações e escândalos de vazamento de dados e algoritmos mal intencionados que o Facebook e Instagram estavam sendo acusados. E consequentemente, se posicionar como pioneira no interesse em tornar o Metaverso real.

Esse anúncio trouxe à tona o grande desafio que empresas e profissionais do Vale do Silício estão interessados em resolver, que é a criação desse Metaverso. Empresas como a atual Meta, NVidia, Nike, Microsoft e em território nacional, até o Banco do Brasil, que lançou no final de 2021 uma experiência virtual dentro do jogo GTA, onde o jogador pode abrir uma conta fictícia para seu personagem e até trabalhar como abastecedor de caixa.

Mas afinal, o que significa Metaverso? Essa palavra foi apresentada pela primeira vez no livro “Snow Crash” de Neal Stephenson no ano de 1992, um livro de ficção científica, onde na história, um entregador de pizza no mundo real, se passava por um príncipe guerreiro no mundo virtual, intitulado Metaverso.

O Metaverso nada mais é do que um ambiente virtual imersivo, construído por meio de diversas tecnologias, essas são as tecnologias atuais utilizadas para tornar o ambiente mais imersivo:

Para o empresário, CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, o Metaverso é a próxima fronteira da tecnologia.

A funcionalidade desse universo traz questões instigantes e também preocupantes. Uma das coisas que vem deixando os entusiastas mais ansiosos é a possibilidade da criação de avatares, pois em teoria, cada um poderá montar o seu avatar como desejar, podendo ser algo mais cartunesco ou realista. E a grande questão que vem sendo discutida é sobre a privacidade neste ambiente, pois em teoria, você estaria utilizando de uma inteligência artificial, ou um computador, para realizar compras, reuniões, encontros, aulas, lazer entre muitas outras coisas, e tudo isso seria possível rastreamento e vigilância da gerenciadora do espaço.

Muita coisa ainda está por vir para alimentar esse universo, como a implementação das criptomoedas, de espaços educacionais dentro desse novo mundo entre muitas outras coisas que ainda não conseguimos imaginar.



Voltar