COMO IDENTIFICAR A PEGADA ECOLÓGICA DOS SEUS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS?

A pegada ecológica é uma metodologia criada por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN). Esse método refere-se às ações que a população humana realiza sobre os recursos da natureza, ou seja, quanto mais consumos e mais rastros, menos o planeta conseguirá absorver todos os resíduos gerados.

O conceito da pegada ecológica nada mais é que um indicador de sustentabilidade, que compara a capacidade do planeta em repor seus recursos naturais com a demanda humana através da elaboração de bens, consumos e serviços. Essa capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pela produção humana é chamada também de biocapacidade da natureza.

Agora, como podemos identificar a quantidade de equipamentos eletrônicos que são descartados de maneira incorreta? Sabemos que grande parte da população ainda possui equipamentos parados em sua residência, ou por apego ou por não saberem realmente qual destinação dar a eles.

Segundo dados do Greenpeace, atualmente são produzidos cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Dentre todos os equipamentos, os computadores são os que possuem maior quantidade de elementos tóxicos, que quando mal descartado poderá trazer diversas consequências para o meio ambiente.

Mas como podemos contribuir com a redução dos lixos eletrônicos?

Primeiro de tudo é necessário a conscientização da população que sim, é possível reduzir a quantidade de resíduos gerados por equipamentos eletrônicos em nosso ecossistema. Dentre as formas que podemos auxiliar a preservação do meio ambiente estão: Redução do consumo de aparelhos eletrônicos tanto por parte dos consumidores como pelos fabricantes; Reutilização de equipamentos que já não estão mais em uso ou até mesmo compartilhar com seus familiares; reciclar aqueles aparelhos obsoletos ou fora de uso, servindo como troca na compra de um novo.

Existem diversas maneiras de contribuição com o meio ambiente através do descarte dos equipamentos eletrônicos. Com isso podemos fazer com que muitos desses produtos sejam reaproveitados para que voltem a ser matéria-prima útil podendo voltar ao mercado. Para isso, é necessário procurar o local adequado que realiza a aquisição desses equipamentos, além da descaracterização dos mesmos, através da exclusão de dados.

A pegada ecológica dos equipamentos eletrônicos possui também um papel fundamental nas empresas e aos empresários. Desta forma, podendo contribuir com a diminuição no impacto ambiental e social através da redução do consumo de energia.

A Cobra Informática realiza diversos serviços que se enquadram na pegada ecológica de equipamentos de T.I, se adequando aos princípios ESG, como: descarte correto de ativos de T.I, apresentando as certificações devidas, desta forma colaborando com a sustentabilidade e o meio ambiente.



Voltar