COMO A NFT
AFETA O MEIO AMBIENTE?

Provavelmente você já ouviu falar em NFT “ non- fungible token'', que significa tokens não fungíveis. Basicamente, a NFT é um certificado digital criado a partir da tecnologia blockchain, que serve como identidade digital de um item, podendo ser uma ilustração, vídeo ou até memes. Apesar das NFTs estarem disponíveis para que as pessoas possam ver ou até mesmo baixar, este recurso garante que esses itens pertencem apenas a seu comprador.

O chamado blockchain é um conceito que sustenta as operações de bitcoin,trabalhando de maneira descentralizada e distribuída. Ele também é o sigilo e privacidade dos dados. Isso significa que ninguém pode saber quem são as pessoas envolvidas na transação.

Uma crítica que está sendo bastante abordada no dia-a-dia é referente ao impacto ambiental diante das NFT’s, isso ocorre decorrente ao alto consumo de energia elétrica exigido pelos blockchains ( registro de dados compartilhados com segurança), resultando em altas emissões de carbono.

As NFT’s são mais do que seu impacto ambiental, pois nem todos são movidos pelo mesmo modelo, apesar deles terem bastante potencial para conquistar o mundo moderno. Assim é necessário que haja um equilíbrio entre os avanços tecnológicos e a sustentabilidade ambiental ao considerar os benefícios que eles podem ter para a sociedade economia global.

Os tokens não fungíveis são amplamente emitidos em redes, sendo a maior delas a Ethereum , essas redes dependem da mineração de moeda que requer grande quantidade de energia para realizar cálculos mais profundos com o uso de computadores mais avançados que são especializados em mineração.

As mudanças baseadas em blockchain que suportam NFTs que geram bastante energia também estão se juntando à causa com a transição para modelos mais eficientes em termos de energia.



Voltar