MANUFATURA REVERSA DE ELETROELETRÔNICOS DIANTE DA NORMA ABNT 16.156/2013

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) implementou a norma 16.156/2013 que consiste em estabelecer condições de proteção ao meio ambiente controlando os riscos de segurança, além de minimizar os danos na saúde dos trabalhadores que estão à frente de indústrias de resíduos eletroeletrônicos.

Esta norma estabelece requisitos para proteção ao meio ambiente e para o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho na atividade de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos.

Diante deste decreto, as empresas recicladoras e companhias que estão trabalhando diante à manufatura reversa de equipamentos, e substâncias químicas dos eletroeletrônicos estão sendo permitidas para estabelecer requisitos na proteção do meio ambiente, como para o controle dos riscos de segurança a todos os trabalhos que se arriscam na manufatura reversa desses produtos.

Em 2020 foram divulgados dados de que o mundo gerou mais de 55 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que apenas 17% dessa quantidade foi realmente feito o descarte correto.

Para estes resíduos, a logística reversa se torna fundamental, indicando a qualidade dos processos, reforçando a logística de coleta e distribuição, além de colaborar com a gestão do fluxo de materiais dentre outros processos.



Voltar