QUAL A IMPORTÂNCIA DO WMS NA GESTÃO E ARMAZENAGEM DE UMA EMPRESA?

A sigla WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, é um software de diferentes sistemas com características distintas, possuindo em diversas marcas do mercado. Uma das principais funções é gerenciar tudo o que acontece dentro de um armazém, centro de distribuição, ou dentro do espaço em que sua empresa guarda os seus produtos.

Ele proporciona um ganho de escala tanto de agilidade como de controle e gestão muito importante para todo profissional de logística, todo dono, empresário, empreendedor. Quanto mais espaço para produtos a empresa ou o seu negócio tiver, maior será a complexidade de armazém.

A implementação dessa tecnologia impacta dentro de vários níveis de uma empresa, seja eles nos recebimentos reduzindo o tempo de espera das transportadoras, gerenciando toda a movimentação do pátio, registrando todas as mercadorias recebidas, automatizando a conferência dos produtos, gerando etiquetas de produtos com informações e características completas.

O WMS também tem uma importante participação nos processos de produção, rastreando e controlando todas as matérias primas de fabricação e também de suprimento, definindo postos de trabalho e também medindo o desempenho das atividades. Outro processo que é mecanizado pelo WMS, é a separação dos produtos para o cliente (picking), otimizando na identificação e armazenamento dos produtos de maneira ágil.

Ele também atua na parte de expedição, todo controle na emissão de notas fiscais, conferindo todas as etiquetas, verificando toda a saída e devolução dos produtos e separando todos os materiais de acordo com a região do destinatário.

O Sistema de Gerenciamento de Armazém também atua no próprio gerenciamento, fazendo a manutenção do inventário. A Implantação do WMS só tem vantagens, principalmente com empresas que querem crescer ou estão em grande expansão, pois assim, conseguem ter muito mais resultado e agilidade, consequentemente tendo maior controle sobre seu negócio.



Voltar