A Tecnologia 5G Móvel já está na nossa porta







A Tecnologia 5G Móvel é um horizonte cada vez mais próximo de acontecer. Nós da Cobra Informática, preparamos um artigo explicativo sobre o diferencial da 5ª geração dessa tecnologia.

Latência, essa é a palavra que deixa o 5G mais interessante e próximo do futuro idealizado na ficção científica. A oportunidade futura de uma latência de até 1 milissegundo deixa tudo mais interessante, mas os estudos apontam que no começo da tecnologia, nós conseguiremos uma latência de 5 a 20 milissegundos.

Calma, vamos explicar para você o que é essa tal Latência, o que ela faz e porque ela é tão importante.

A latência é a medida de quanto tempo um aparelho gasta para obter a resposta da torre de conexão. Para termos uma base, o piscar dos olhos humano leva em torno de 300 à 400 milissegundo, o que essa tecnologia vai entregar é uma velocidade maior e uma capacidade de resposta quase imediata.

Mas não são apenas flores, essa velocidade é possível devido às ondas serem menores do que as ondas das outras gerações, porém, essas ondas menores possuem curto alcance e pouca força, não conseguindo, às vezes, atravessar algumas paredes. Por isso, a implantação dessa tecnologia acaba sendo custosa, pois é necessário mais transmissores para conseguir atender uma área que antes apenas 1 torre de 4G conseguia atender.

Preparamos para você uma imagem, que mostra a evolução dessa tecnologia, e qual a latência que cada geração oferece.

Para entender melhor a imagem, a velocidade da informação que é transmitida em âmbito digital é medida por byte:

1 byte = 8 bits
1 kilobyte (KB) = 1.024 bytes
1 megabyte (MB) = 1.024 kilobytes
1 gigabyte (GB) = 1.024 megabytes

Por que precisamos de mais velocidade de internet?

A ideia da tecnologia 4G foi a conexão entre todas as pessoas, e agora, a ideia da tecnologia 5G é a interconexão entre todas as coisas.

Será possível interconectar milhares de dispositivos numa mesma rede e todos possuírem conexão remota e segura. Com a tecnologia 4G a cobertura é de 10 mil aparelhos por Km, enquanto com a tecnologia 5G, até 1 milhão de aparelhos podem estar conectados por Km.

Como dito anteriormente a Latência, ou seja, o tempo de resposta para os comandos, será menor, o que irá possibilitar a precisão ao efetuar uma ação, sem delay. E isso significa a possibilidade de trabalhos remotos com maior qualidade, por exemplo, um médico operar via tecnologia 5G a distância com ajuda de robôs. Além do desenvolvimento de cidades inteligentes, com uma resposta mais rápida, a ideia dos carros autônomos se torna mais atraente para os fabricantes.

Ainda em fase de implantação, o 5G já existe em cerca de 34 países, como: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia, Suiça, Finlândia, Japão, China, Taiwan, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Kwait, Austrália, Noruega e Alemanha e com os primeiros passos, no Brasil.

Aqui no Brasil, após o leilão que a Anatel promoveu para as operadoras de telefonia interessadas, o previsto é que, a partir de julho de 2022 as capitais do país começam a receber essa nova tecnologia. Pensando nas regiões que ainda não possuem o 4G, algumas operadoras só poderão implantar a tecnologia 5G se realizarem a contrapartida de implantar o 4G em regiões brasileiras que ainda não possuem essa tecnologia. Isso vai fazer com que a internet seja mais presente em pequenas cidades, áreas rurais e industriais que hoje estão descobertas de sinal.



Voltar