Conheça a Classificação TIER, responsável por nivelar e padronizar Data Centers




Navegar na internet não é algo intocável, para esse feito tão importante para os tempos atuais, é necessário uma infraestrutura que poucas pessoas conhecem, o chamado Data Centers, esses locais são responsáveis em armazenar, gerenciar e executar todo o conteúdo digital e na “nuvem” que utilizamos. E se você é uma empresa, organização ou apenas um curioso, saiba que existe uma classificação para os Data Centers, que podemos chamar de “Oscar” dos DC.

Toda essa complexa interconexão de recursos digitais entre o seu computador e o conteúdo disponibilizado pelas empresas na internet precisa de segurança e eficiência e por isso o Uptime Institute Professional Services oferece a Certificação TIER, que classifica e analisa os DC do mundo todo há mais de 25 anos, essa classificação é uma medida comprovada da capacidade da infraestrutura de DCs. Com mais de 2.500 certificações TIER emitidas em mais de 110 países ao redor do mundo, a Uptime Institute criou um padrão para Design, Construção e Operações contínuas dos Data Centers.

Mas afinal, como funciona o TIER?

Os DCs são estruturas muito importantes para tudo que está presente em nossas vidas hoje em dia, somos a primeira geração que está passando pelo processo de Digitalizar o Analógico, então, os dados é uma moeda muito valiosa e por isso precisa de segurança, qualidade e eficiência, porque ficar off-line não é mais atrativo e nem pode ser uma opção.

E assim como montar um móvel ou usar um aparelho novo exige um manual, a certificação TIER serve para adequar os Data Centers para atender as necessidades do setor. E existe uma divisão na classificação TIER, são quatro níveis (I, II, III e IV), e a função desses níveis é comparar a funcionalidade, capacidade e a disponibilidade de um DC, e quanto maior o nível, isso significa uma redundância maior da infraestrutura e menor probabilidade de paradas em caso de quedas de energia ou manutenções.

Essas são as especificações para que os Data Centers se enquadrem em determinados níveis:

TIER I - CLASSIFICAÇÃO BÁSICA
Nesse nível o DC precisa fornecer condições básicas para atender os equipamentos de TI e não há obrigatoriedade de qualquer componente redundante nos equipamentos e na infraestrutura.

As exigências para o enquadramento nesse nível é possuir no-breaks (UPS), sistema de climatização completo, geradores e um pode possuir um único caminho que distribui energia e refrigeração. Caso necessário manutenção, o DC que estiver neste nível poderá suspender ou pausar seu funcionamento, o que torna esse nível ideal para pequenos negócios, que atendam apenas de forma interna uma empresa, porém, essas manutenções ou falhas de energia precisam ter menos de 28,8 horas de inatividade ao ano.

TIER II - DC REDUNDANTE
Para um DC se enquadrar nesse nível ele precisa atender as exigências anteriores com algumas diferenças. Como por exemplo, possuir alguns componentes redundantes na infraestrutura (energia e refrigeração) e/ou nos equipamentos, o que vai agilizar alguns serviços de manutenção, e o que vai consequentemente diminuir o tempo de paradas de funcionamento. E a outra diferença é que, o DC precisa ter menos de 22 horas de inatividade ao ano para estar apto a ser classificado como TIER II.

TIER III - SISTEMA AUTO SUSTENTADO
Quando um DC recebe o nível TIER III é porque ele possui uma estrutura e equipamentos 100% redundantes, ou seja, ele pode realizar qualquer manutenção ou sofrer qualquer crise sem ter seu funcionamento pausado ou interrompido; e o tempo de inatividade ao ano para se encaixar nesse nível é de menos de 1,6 horas ao ano. Essa classificação é ideal para DC de empresas que disponibilizam suporte e conteúdos de forma ininterrupta.

TIER IV - ALTA TOLERÂNCIA A FALHAS
E o último nível é o TIER IV, e para um DC se enquadrar nessa classificação ele precisa ser completamente redundante ao nível dos circuitos elétricos, de arrefecimento e de rede. Deve possuir múltiplos caminhos para a distribuição de energia e refrigeração, ser tolerante a falhas e ter menos de 0,4 horas de inatividade ao ano.

E no Brasil?

Hoje em dia, o Brasil possui 83 Data Centers certificados pelo TIER, sendo 3 dentro da classificação TIER IV e o restante na classificação TIER III. Acompanhe as regiões com Data Centers classificados pela TIER:

gráfico



Voltar