Transporte via drones.
A nova fase da tecnologia aérea

A tecnologia robótica nunca esteve tão conectada com a logística de entrega como atualmente, o avanço tecnológico nos traz à tona a capacidade de entregar de forma rápida e ágil através de pequenas aeronaves não tripuladas, o tão popular drone, que na sua maioria são controlados via controle remoto.

Esse aparelho foi idealizado pelo exército americano para monitorar os inimigos em combate, monitorando espaços geográficos para não colocar seus soldados em combates desnecessários.

Essa tecnologia não parou por aí, sabemos que os drones tem inúmeras serventias, seja para fins humanitários ou não; atualmente são usados para; captação de imagens em eventos, captação de imagens de áreas degradadas, como a Amazônia, mapeamento geográfico, monitoramento de plantios, transporte de órgãos, e o mais recente é o transporte logístico para a entrega de objetos.

Algo que muitos se perguntam é, como os drones podem ajudar a garantir mais segurança no transporte de cargas?

Esses dispositivos auxiliam no mapeamento dos trajetos e condições da via, monitoramento da rota e sugestões de alteração de trajeto para a realização de entregas mais rápidas. Outro fator importante e que vale ressaltar, estes mesmos drones durante a utilização na entrega, também garante mais segurança e vigilância dos depósitos e armazéns de estocagem de produtos, além de servirem para inspeção de telhados e pátios.

Uma das empresas pioneiras a experimentar o uso de drones na logística foi a Amazon no ano de 2016. Durante o primeiro teste, a empresa apresentou números impressionantes, sendo o tempo entre a inserção do pedido no sistema e a entrega de apenas 13 minutos. O resultado foi tão promissor que a empresa já patenteou parte desse sistema. Atualmente, diversas empresas tem apostado nesse novo serviço que promete trazer mais agilidade e segurança na hora de entregar seus produtos.

O transporte via drones são serviços de entrega bem específicos e para pequenas áreas. Como a maior distância que eles conseguem percorrer longe do controle remoto costuma ser de 5 km, esse também acaba sendo o raio de possíveis destinos para eles. Por conta disso esses aparelhos acabam sendo revolucionários, porque eles mudam a maneira de pensar a logística, principalmente em grandes cidades.

Revolucionando o setor de forma segura e rápida, com investimentos mais viáveis nas operações. Tecnologia que contribui com a diminuição da emissão de gases gerados por motos e carros que atualmente são usados em entregas.



Voltar