A IMPORTÂNCIA DO ESG NAS EMPRESAS

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) é um movimento em que os negócios e investimentos passam a incorporar novas métricas de governança de impacto social e ambiental.

Para que uma empresa seja classificada como ESG ela deve atender a diversos critérios. Na parte ambiental, a empresa deve ter uma grande atuação na conservação do meio ambiente buscando reduzir emissões de carbono e o desmatamento. No ponto social, a empresa deve buscar diversidade e inclusão no ambiente corporativo, como: boas condições de trabalho aos seus funcionários e precisa também gerar um impacto positivo na comunidade. Agora na parte de governança corporativa, é exigido uma transparência, ética e respeito aos investidores, além do cumprimento das leis.

No Brasil, uma das empresas pioneiras no ESG é a Natura, que a muito tempo investe no desenvolvimento que valoriza práticas agrícolas sustentáveis combatendo o desmatamento, além de manter uma boa relação com suas comunidades fornecedoras.

Entre os vários benefícios e atitudes do ESG estão o acesso ao mercado, menor custo de capital, inovação, reputação e licença para operar.

Por isso é muito importante definir bem sua conduta, todos ao seu redor estão direcionados para as atitudes organizacionais positivas. Por fim, o ESG impacta não só na comunidade local, como também em outras áreas.



Voltar